domingo, 10 de agosto de 2014

Trilogia Solano Trindade - Parte 2: Político Social

Amanhã será melhor

Nas manhãs de sol
o trabalhador
sai pra trabalhar,
nas manhãs chuvosas
o trabalhador
sai pra trabalhar.

É a natureza
e o trabalhador
sempre a trabalhar
que constrói o mundo
que constrói a vida
sempre a trabalhar.

Quais as esperanças
do trabalhador?
Não posso dizer
ele dá tudo
nada ele tem
quais as esperanças
do trabalhador?

Pelos campos
pelas fábricas
estou sempre a perguntar
quais as esperanças
do trabalhador?

Nas zonas miseráveis
eu fico a perguntar
quais as esperanças
do trabalhador?

Nos hospitais
nas cadeias
eu fico a meditar
quais as esperanças
do trabalhador?

Toma forma de ritmo
toma forma de canto
sempre a mesma pergunta
quais as esperanças
do trabalhador?

F. da P.

Amor
um dia farei um poema
como tu queres
dicionário ao lado
um livro de vocabulário
um tratado de métrica
um tratado de rimas
terei todo cuidado
com os meus versos
Não falarei de negros
de revelação
de nada
que fale do povo
Serei totalmente apolítico
no versejar...
Falarei contritamente de Deus
do presidente da República
como poderes absolutos do homem
Nesse dia amor
Serei um grande F. da P.

Gravata colorida

Quando eu tiver bastante pão
para meus filhos
para minha amada
pros meus amigos
e pros meus vizinhos
quando eu tiver
livros para ler
então eu comprarei
uma gravata colorida
larga
bonita
e darei um laço perfeito
e ficarei mostrando
a minha gravata colorida
a todos os que gostam
de gente engravatada...

Pau de Sebo

Pau de sebo
de minha meninice
moleque sobe
escorrega e desce

a vida é um pau de sebo
a gente pra chegar em cima
tem que sujar as mãos

Cruzeiros voando na ponta
do pau de sebo da vida
quem chega ao fim tem aplausos
quem não chega leva vaia
quem chega ao fim tem cruzeiros
quem não chega tem pancada

Muitos não querem subir
no pau de sebo da vida
preferem ficar em baixo
que subir sujando as mãos

Um dia quando o pau apodrecer
os de cima cairão
os de baixo sorrirão...

Pau de sebo
moleque sobe
escorrega e desce


Navio Negreiro

Lá vem o navio negreiro
Lá vem ele sobre o mar
Lá vem o navio negreiro
Vamos minha gente olhar...
Lá vem o navio negreiro
Por água brasiliana
Lá vem o navio negreiro
Trazendo carga humana...
Lá vem o navio negreiro
Cheio de melancolia
Lá vem o navio negreiro
Cheinho de poesia...
Lá vem o navio negreiro
Com carga de resistência
Lá vem o navio negreiro
Cheinho de inteligência...

Quem tá gemendo?
Quem tá gemendo,
Negro ou carro de boi?
Carro de boi geme quando quer,
Negro, não,
Negro geme porque apanha,
Apanha pra não gemer...

Gemido de negro é cantiga,
Gemido de negro é poema...

Gemem na minh′alma,
A alma do Congo,
Da Niger, da Guiné,
De toda África enfim...
A alma da América...
A alma Universal...

Quem tá gemendo,
negro ou carro de boi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário