domingo, 10 de agosto de 2014

Trilogia Solano Trindade - Parte 1: Poema e Paz

(Photo by Karina Aldrighis)

Poemas de Solano Trindade

Causas individuais se mesclaram inevitavelmente a causas coletivas. Não existe emancipação solitária, quando estão em jogo pobreza, opressao, preconceito. Inevitável a transição do “eu” individual para o “nós” comunitário; o “meu poema” torna-se “poema da multidão”.
Vida, negritude, religião e amor – são os principais enfoques destes poemas.

Que tempos são esses, quando
falar sobre flores é quase um crime.
Pois significa silenciar sobre tanta injustiça?”


Poema e paz

Advertência

Há poetas que só fazem versos de amor
Há poetas herméticos e concretistas
enquanto se fabricam
bombas atômicas e de hidrogênio
enquanto se preparam
exércitos para guerra
enquanto a fome estiola os povos...

Depois
eles farão versos de pavor e de remorso
e não escaparão ao castigo
porque a guerra e a fome
também os atingirão
e os poetas cairão no esquecimento...

Chamada

Poetas despertai enquanto é tempo
antes que a poesia do mundo
vá-se embora
antes que caia sobre o homem
um peso insuportável...

Vinde correndo
cantar o vosso canto de Amor
para que as crianças
não sucumbam

Vinde com a vossa poesia
socorrer as mulheres
para que elas não caiam em desespero

Vinde poetas
pois vós
conheceis o segredo da vida...


Hoje

Hoje estou exuberante
estou poroso de poesia
como o liberto
recém-saído da cadeia
eu canto
valorizo o sol
valorizo a chuva
valorizo o homem que passa
há uma graça em tudo
em tudo há uma graça
no colorido dos vestidos das mulheres
no andar das crianças
nas frutas das barracas
em tudo há uma graça
no jardim da praça
nas flores do jardim
Hoje estou exuberante
estou poroso de poesia...

Para que vim

Eu vim para cuidar de jardins
plantar coloridas flores
regá-las ao sair do sol
fazer lindos buquês
e ofertá-los
aos deuses
e às mulheres.

Mas há ameaça de guerra
e os jardins não sobreviverão ao fogo
então não cuidarei de jardins
não levarei flores aos deuses
nem às mulheres
pregarei a paz.


A mensagem do poeta

O poeta é um mensageiro da vida
Ele canta a terra
Ele canta o céu
Ele canta o mar
Ele canta o homem,
E no homem
Está a maior mensagem da vida...
A mensagem do poeta
Fala do corpo da mulher,
Dos seus seios
Da sua boca
Das suas mãos,
Porque na mulher
Está a vida do poeta
Porque a mensagem do poeta
Vem do ventre da mulher.


Poeticamente Polígamo


Eu sou poeticamente polígamo
Amo inumeráveis musas
e elas não são iguais...
Cada uma oferece
um amor diferente
e eu sou sensível
à mutabilidade amorosa...
Plasticamente
há grande variação
entre as amadas
e nos seus olhares
encontro inspirações diversas
e nos seus corpos
diferentes perfumes
As mulheres
São como as flores e os frutos


Nenhum comentário:

Postar um comentário