quarta-feira, 25 de junho de 2014

"Ode" a Maria Rita




Há poucas semanas assisti a um musical que está sendo apresentado em SP baseado na biografia da cantora Elis Regina. Quando ela morreu eu ainda era uma criancinha, em 1982, e o pouco que me lembro dela na TV eram seus clipes musicais apresentados aos domingos no Fantástico da Rede Globo. Lembro-me dela como sendo uma mulher alegre e sempre sorridente em suas apresentações (essa imagem muito me marcou), e sempre muito aplaudida e admirada pelo público e mídia.
Suas músicas tocavam muito na rádio e muitas de suas canções marcaram a minha infância, algumas delas fui só descobrir que eram de sua discografia com a minha maturidade, muitas vezes me surpreendendo pois algumas nem imaginava que fossem canções suas!
Mas para quem eu realmente tenho que tirar o chapéu é para sua filha Maria Rita; eu a considero uma guerreira!
Maria Rita perdeu sua mãe quando tinha somente dois anos de idade, ou seja, mal pode conviver com ela e conhecê-la, e durante muito tempo, acredito eu, deve ter crescido e convivido com a presença do mito Elis Regina, tendo acesso somente a fotos, vídeos e músicas de sua mãe.
Maria Rita cresceu, estudou e foi aperfeiçoada musicalmente nos Estados Unidos, e quando deu inicio a sua carreira artística deu um show de interpretação e autenticidade.
Em muito ela lembra sua mãe: a entrega na interpretação da música e a presença de palco são indiscutivelmente fortes em ambas, mas a voz de Maria Rita, apesar de ser bem parecida com a de sua mãe em timbres, é muito autentica e merece destaque.
Ela tem uma autenticidade em sua voz que muito eu admiro, e é de uma leveza e humildade em pessoa que só lhe traz mais destaque e simpatia no meio musical.
Vê-se que o talento está na veia! Ela pouco conviveu com sua mãe, mas muito herdou de seu talento e presença no palco, indiscutivelmente!
E ainda há estudiosos que afirmam que a herança genética pouco contribui para a formação das aptidões e capacidade de um indivíduo, imagina!
Claro que o meio em que ela cresceu muito colaborou para sua formação, mas talento nato também é talento herdado, sem sombra de dúvida! Cada um a sua maneira!

Karina Aldrighis

Nenhum comentário:

Postar um comentário